No mês passado, falamos sobre o início da melhor idade de Romana Kryzanowska e da expansão do programa de treinamento do Autêntico Pilates. Hoje, damos continuidade à linda e empolgante história de vida da Master Teacher, que este ano completa 90 anos de muita sabedoria, dedicação, vitalidade, amor ao método e logicamente Power House.
Em 06 de janeiro de 1994, Inelia Garcia conheceu Romana que, na época, ainda estava no Studio da Drago’s Gym, na 57 Street, n. 50, 6º andar, em Nova York. A Master Teacher adorava trabalhar neste local com seu grande amigo Drago, que tinha um ginásio onde ministrava aulas de ginástica artística como condicionamento físico geral.
“Eram 6h30 da manhã de um dia frio de inverno. Quando entrei, a Romana estava de costas para mim, olhando para fora pelo vidro da janela. Ela se virou repentinamente e caminhou na minha direção. Olhando nos meus olhos e falando em espanhol me disse: ‘Eu sonhei que você viria!’ Então ela perguntou o meu nome e de onde eu vinha. Vendo-lhe sorrindo com um olhar carinhoso e acolhedor, eu não conseguia responder pela emoção e ainda não acreditava que havia conseguido encontrá-la, já que meu instinto e a
inspiração divina foram o que me trouxeram a ela, pois eu não tinha o endereço, não sabia o nome dela e nem a sua aparência. Mas sabia que ela era a pessoa com quem eu poderia aprender o Autêntico Pilates. Este foi o início de uma relação mestra-discípula, amiga-irmã e de uma parceira de um longo e frutífero trabalho”, relata Inelia.
Durante a sua certificação, Inelia Garcia percebeu que a relação entre a Master Teacher e Drago era de grande amizade, respeito, colaboração e muita dedicação ao Autêntico Pilates, preocupando-se sempre em cuidar, atender e servir aos clientes, que em sua grande parte havia sido treinados pelo Sr. Pilates. Mesmo com idades muito avançadas e em perfeita saúde física e mental, benefício adquirido com a longa prática do método, eles continuavam praticando o método e isso deixava Romana muito feliz. “Lembro-me quando eu perguntava a eles o tempo que praticavam o método e eles respondiam ‘mais ou menos 65 a 67 anos.’ Eu ficava surpresa e admirada de ver como pessoas com idades tão avançadas (87 a 92 anos) podiam se movimentar com facilidade, autonomia e vigor como se tivessem 35 anos da idade”, lembra Inelia Garcia.
E ela aprendeu muito com esses alunos veteranos! Na época, Romana Kryzanowska fez questão de apresentá-los à sua pupila para que ela lhes desse uma parte da aula, tornando a Certificação mais rica ainda. Ao relatar como era o local onde fez a Certificação, Inelia lembra que os ambientes do Studio e da Academia eram sempre de alegria, pois tinha muita gente que estava lá para se exercitar, principalmente praticando Pilates, se relacionando de forma descontraída. E isso era mágico de ver em plena Nova York. “Romana, obviamente, era a luz e a energia que movimentava todo o ambiente, sempre com um sorriso e com a intenção de que as pessoas se sentissem a vontade. Periodicamente, abria uma garrafa de champanhe para comemorar aniversário de algum cliente, com o seu amigo Drago sempre acompanhando e incentivando a festa” descreve Inelia.
Foi neste clima e local que ela aprendeu a Contrologia (Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental) com Romana Kryzanowska, que desde essa época tem um sexto sentido muito desenvolvido. “Muitas vezes eu me perguntava como que esta pessoa pode ver o fundo de nossa alma e pode dar exatamente o que a pessoa necessita neste momento. Ela me ensinou não só a arte, a filosofia e a ciência da Contrologia, mas também a me tornar uma profissional com dedicação, responsabilidade e comprometimento pelo método” lembra Inelia Garcia.
Assim como descreveu Inelia Garcia, Romana (na época com mais de 70 anos), ainda mantinha (e mantém até hoje) o poder, a magia de ajudar, guiar e mudar a vida das pessoas sem nunca esperar nada, tudo sempre com muito amor, carinho e compreensão às pessoas, respeitando seus corpos, nacionalidades, crenças e valores. “Quem teve a oportunidade não só de fazer o curso de certificação com ela, mas também conviver e participar de sua vida tem como exemplo um ser humano iluminado que norteia para sempre nossas vidas” relata Inelia.
Durante a certificação da sua pupila, Romana a apresentou a Sean Gallagher, diretor do The Pilates StudioTM Inc New York, que havia trabalhado com ela no processo de certificação. Então a Master Teacher disse a ele que Inelia Garcia seria a pessoa que levaria o Pilates para o Brasil e que ele teria de ajudá-las para que o Brasil chegasse a ser referência na manutenção da autenticidade do método e na qualidade do trabalho desenvolvido. E assim começou uma longa parceria entre Romana, Sean e Inelia, que garantem e dão continuidade ao Autêntico Pilates no mundo.
De 1994 a 1999, o Autêntico Pilates chegou aos poucos ao Brasil, através da Inelia Garcia e sua Mestra. Em 1997, a Master Teacher trouxe, oficialmente, o método para o país, na Fitness Brasil (que aconteceu na cidade de Santos, SP), quando ministrou o primeiro curso do método para leigos no país. “Nessa época, ela me preparou para podermos iniciar juntas o primeiro Centro de Certificação na América Latina. Então, em 1999, inauguramos o primeiro Studio da rede de franquias, deixando plantada a semente do sucesso e de sermos a referência da Contrologia na América Latina”, finaliza Inelia Garcia.
Está gostando de conhecer um pouco mais sobre a vida da Romana Kryzanowska, que é 100% entrelaçada à história do Autêntico Pilates? Então não perca, no próximo mês, mais um texto que traremos sobre ela, a quem devemos a propagação do Autêntico Método no mundo.