A partir de hoje, em cada mês deste ano, publicaremos um texto abordando as fases da vida daquela que Joseph Pilates treinou e nomeou como sua sucessora: Romana Kryzanowska. Ela completará este ano 90 anos e, para homenageá-la, abordaremos aqui as fases da sua vida. E começaremos falando da época em que ela conheceu Joseph Pilates, que foi em 1941, quando tinha apenas 17 anos e estava em plena fase de descobrir qual o seu papel no mundo.
Quando morava em Nova York (EUA), Romana Kryzanowska, já como bailarina da School of American Ballet, foi apresentada a Joseph Pilates porque tinha lesionado seriamente o tornozelo, a impossibilitando de dançar. Como estava na mocidade e tinha uma mente bem esclarecida e aberta, com uma vontade invejável de vencer as adversidades, reação típica desta fase da vida, ela decidiu escutar o que Joe tinha a dizer. “Naqueles tempos, não havia coisas como fisioterapia ou medicina esportiva e a única alternativa era a cirurgia; e mesmo esta era primitiva. Joe me disse: ‘Bem, mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar, continue. Se não, leve seu dinheiro de volta’”, relatou Romana.
As palavras de Joseph Pilates soaram razoáveis para ela, apesar de na época ela achar que trabalhar o corpo em geral seria ridículo para curar apenas uma lesão de tornozelo. Como ela não queria passar por uma cirurgia para resolver seu problema, decidiu aceitar o desafio. “Na minha primeira sessão, pensei que aquele homem era louco. Ele me colocou fazendo exercícios que não eram específicos para o meu tornozelo. Como isto poderia me ajudar?”, falou Kryzanowska. Após a terceira sessão, ela notou que não sentia mais dor e que não havia mais inchaço no seu tornozelo.
Utilizando os princípios da Contrologia (Autêntico Método Pilates), que é usar a concentração na centralização do corpo durante o exercício, trabalhando bem a memória, a inteligência, a criatividade, a imaginação e a vontade em benefício do movimento, logo a jovem bailarina voltou a dançar. “Eu percebi que algo estava diferente, uma sensação agradável de equilíbrio e de força integrados que eu nunca tive antes de trabalhar com Joe. Senti que tinha um completo controle de cada parte do corpo. Minha perna estava perfeita e meu trabalho estava melhor do que nunca. Desde aquele momento, passei a acreditar em Pilates”, disse Romana.
E assim começou a sua paixão pela Contrologia e a bela amizade e parceria entre ela e Joseph Pilates, que vendo todo o empenho da bailarina na prática do Método, a treinou bem ao ponto de, em 1942, permitir que ela desse aulas para bailarinos sob a sua orientação no Studio que ficava na Oitava Avenida, em Nova York.
Quando completou 20 anos de idade, a ligação de Romana com Joseph Pilates venceu milhares de quilômetros de distância quando ela se casou com Pablo Mejia e foi viver no Peru. Lá, ela continuou em contato com o mestre Joseph Pilates. Kryzanowska viveu no Peru tempo suficiente para ter seus únicos dois filhos, Paulo e Sari, retornando depois aos Estados Unidos.
Quer acompanhar mais histórias sobre a vida da Romana Kryzanowska? Então acompanhe as publicações do nosso site, que em fevereiro falaremos mais sobre a fase adulta, quando esta grande mulher retorna com a família para os Estados Unidos. Até lá!