[quote]Uma maneira de colaborar para a sustentabilidade quando destacamos a compra de produtos é investigar a procedência dos mesmos.[/quote] Sabemos que descobrir de onde veio a matéria ótima utilizada e como foi produzido o que compramos é uma tarefa complicada, uma vez que as informações necessárias para se tomar decisões esclarecidas geralmente não estão junto ao produto.
De acordo com o designer e consultor Jeremy Faludi, professor da universidade Stanford, EUA, até hoje nenhuma marca conseguiu atingir a sustentabilidade completa, mas muitas estão trabalhando pra melhorar no conceito green. Uma dica é não comprar produtos com preço muito abaixo do mercado. Uma roupa muito barata e que foi produzida em lugar muito distante do que onde está sendo comprada pode ter sido financiada através de práticas duvidosas de trabalho, seja com salários baixos, mão-de-obra infantil ou escrava, maus tratos de animais ou ainda uso de produtos nocivos ao meio ambiente.
Por mais que não se tenha informação extra da procedência do produto adquirido, é essencial que o consumidor desenvolva essa conscientização e comece a cobrar a origem dos produtos que leva para a casa, assim cada vez mais estaremos cooperando para um mundo sustentável!