Ele foi criado nos Estados Unidos, em 1895, pelo norte-americano William G. Morgan, pode ser praticado hoje em dia nas quadras e praias, e proporciona inúmeros benefícios a quem o pratica. Estamos falando do… voleibol, esporte de alto impacto composto por jogadas aéreas e de movimentos bem coordenados, como o saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Quando iniciaram nas Olimpíadas
Considerado modalidade olímpica desde 1962, o voleibol teve sua primeira participação nas Olimpíadas em 1964 (em Tóquio – Japão), representado por dez países (entre eles, o Brasil), sendo a extinta União Soviética a vencedora da competição masculina e, o Japão, da feminina.
Já o vôlei de praia, que é derivado do voleibol, foi criado na década de 1920, também nos Estados Unidos, e passou a ser modalidade olímpica em 1996 (em Atlanta – EUA), tendo como seus primeiros campeões o Brasil (feminino) e os Estados Unidos (masculino).
Características
Apesar das duas modalidades serem “vôlei”, cada uma tem suas particularidades. O voleibol é composto por duas equipes, com seis jogadores de cada lado da rede, com partidas de cinco sets, sendo quatro deles de 25 pontos e o último de 15. Vence o time que ganhar três sets.
Já o vôlei de praia, também composto por duas equipes, tem dois jogadores de cada lado, com partidas de três sets, sendo os dois primeiros de 21 pontos e o último de 15. Neste caso, vence o grupo que ganhar dois sets.
O corpo também sente a diferença entre as duas versões. No vôlei de praia, por exemplo, o gasto energético é maior, há uma exigência maior do preparo físico, há mais probabilidade do esportista cair (por causa da irregularidade do solo) e os movimentos são mais lentos que no voleibol, por causa da areia fofa.
Seja para se exercitar ou para competir, apesar desses serem dois esportes muito prazerosos de praticar, eles não são tão simples, exigindo força e estabilidade de todo o corpo e um bom condicionamento físico, inclusive durante os saltos e aterrissagens, pois demandam muito dos membros superiores e inferiores, da coluna e do quadril. Ou seja, mexem praticamente com o corpo todo, exigindo precisão do movimento para direcionar a bola exatamente onde se quer.
Local de competição do Voleibol, nas Olimpíadas 2016: Maracanãzinho – Rio de Janeiro (RJ).
Provas: masculino e feminino.
Local de competição do Vôlei de Praia, nas Olimpíadas 2016: Arena de Vôlei de Praia – Rio de Janeiro (RJ).
Provas: masculino e feminino.
Benefícios do Autêntico Pilates para jogadores de Voleibol e Vôlei de Praia