22 jogadores, uma bola e milhões de torcedores esperando o apito final do árbitro para comemorar o resultado. Este é o futebol, um dos esportes mais populares do mundo e que será disputado nas Olimpíadas 2016 pelos sexos masculino e feminino. Estreou nos jogos olímpicos em 1900 (Paris), mas só 1996 (Atlanta) começou a ser disputado pelas mulheres.
Apesar de ter sido criada oficialmente na Inglaterra, no século XIX, foi do outro lado do Atlântico que esta modalidade ganhou maior notoriedade, dando ao Brasil o título (informalmente) de “país do futebol”, mundo afora. Mas apesar de ser a nação com mais títulos da Copa do Mundo (cinco) e de ter alguns dos maiores craques da história, nem a seleção masculina, nem a feminina, conseguiram uma medalha de ouro nas Olimpíadas. A sorte está lançada para este ano, quando os torcedores brasileiros estarão em peso nos estádios para apoiar os atletas.
Objetivo
Os jogadores conduzem a partida com a bola nos pés, percorrendo os 105 metros de extensão do gramado, para certar o gol do adversário e defender o seu. Vence quem somar o maior número de gols.
Regras
A partida tem dois tempos, cada um com duração de 45 minutos (mais o tempo extra acrescido pelo árbitro). O vencedor ganha três pontos e quem perder não ganha nada. Se empatarem, cada time ganha um ponto. Já, nas fases eliminatórias, se os jogos acabarem empatados, serão acrescidos mais 30 minutos (prorrogação). Se ainda assim não se decidir o placar, segue-se para a cobrança de pênaltis. Haja, coração!
Locais da competição
Partidas
No masculino, o time tem de ser composto por jogadores com até 23 anos de idade (podendo até três terem idade superior). Já no feminino, não há limite de idade.
Cinco benefícios do Autêntico Pilates para os jogadores de futebol profissionais e amadores