O esporte desta semana exige de seus praticantes muita força, resistência, velocidade, inteligência e é um dos mais antigos nas Olimpíadas. Estamos falando do Boxe, luta que surgiu no Egito, por volta de 3000 a.C. e que começou a ser disputada pelos homens ainda nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, no século 7 a.C. Já na versão da Era Moderna, iniciou em St. Louis (EUA), em 1904, ficando de fora apenas na edição de Estocolmo (1912). Já as mulheres, começaram a competir na modalidade nas Olimpíadas de Londres (2012).
Objetivo
A competição acontece em um ringue, envolve dois pugilistas (boxeadores) e o objetivo é que eles se enfrentem, numa luta limpa, com socos sempre da cintura para cima. Vence quem acumular mais pontos ou nocautear o oponente.
Local de competição
Riocentro – Pavilhão 6 (Rio de Janeiro – RJ).
Lutas
As lutas são disputadas por homens e mulheres. O duelo masculino tem três rounds de três minutos, cada, e é disputado nas seguintes categorias: 46 a 49 kg; até 52kg; até 56kg; até 60kg; até 64kg; até 69kg; até 75kg; até 81kg; até 91kg; e acima de 91kg. Já o feminino tem quatro rounds de dois minutos, cada, nas categorias de 48 a 51 kg; de 57 a 60kg; e de 69 a 75kg.
A nota é dada em cada round, sendo a final contabilizada por um computador, que seleciona os números dados por três dos cinco juízes. Vence quem acumular mais pontos (com exceção para as desqualificações) ou quem nocautear o oponente. Ao final, o árbitro ergue a mão do vencedor.
Benefícios do Autêntico Pilates para os boxeadores profissionais e amadores
Curiosidade: Joseph Pilates, o criador da Contrologia (conhecida hoje em dia como Autêntico Pilates), praticou Boxe e Luta Greco-Romana e os teve como uma das bases para criar o seu Método. Inclusive tinha como alguns de seus alunos os boxeadores, já na década de 1920.