[quote]Além da idade, os quilos a mais elevam o risco de quedas, alerta um estudo brasileiro.[/quote]
Quando os cabelos brancos andam acompanhados pelo excesso de peso, uma lista de problemas costuma ser anunciada. Segundo um trabalho do educador físico José Ailton Carneiro, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, no interior do estado, podemos incluir nesse rol a perda de equilíbrio e o risco de tombos.
[img w=”150″ h=”150″ align=”left”]http://www.pilates.com.br/wp-content/uploads/2012/04/COL241Emagrecer-e-perder-peso.jpg[/img]
Carneiro submeteu 30 mulheres acima de 65 anos obesas e com peso normal, além de 15 jovens em sintonia com a balança, a testes de avaliação postural – ficar em pé sobre uma plataforma de madeira com os olhos vendados ou sobre uma superfície de espuma.
“As obesas apresentam uma postura mais rígida e, em caso de oscilação, não têm força para controlar toda sua carga”, observa. Tudo isso porque os quilos extras alteram a geometria corporal e tornam mais lentos os reflexos exigidos no dia a dia.
[img w=”150″ h=”150″ align=”right”]http://www.pilates.com.br/wp-content/uploads/2012/04/melhores-exercicios-na-academia.jpg[/img]
A obesidade prejudica o sistema proprioceptivo, um conjunto de receptores presentes nos músculos, nos tendões e nas articulações que garante ao corpo a capacidade de se posicionar e se movimentar corretamente no espaço. A atividade física não só combate as gorduras a mais como aperfeiçoa esse sistema pró-equilíbrio.
Fonte: Saúde – Editora Abril