Há momentos realmente decisivos e marcantes em nossas vidas. Alguns fatos produzem desdobramentos tão fortes que acabam alterando nossos rumos, redirecionando nossas metas, até mesmo estabelecendo novas prioridades e valores.
O ano de 1993 reservou-me um destes momentos singulares. Em San Diego, onde participava de uma convenção internacional de Fitness, tive contato com o método Pilates, com uma aula de Mat, paixão à primeira vista com apenas um nome e uma sessão, instruída por uma pessoa de idade, mulher que fala espanhol. Deus me guiou em uma procura que parecia impossível; de repente, encontrei-me diante de uma pessoa absolutamente impressionante. A referência de Pilates veio de uma amiga que tinha um informativo de Fitness que circulava nas academias na década de 1980. Quem diria que teria contato com a maior autoridade de um sistema de condicionamento físico que a encantou pela eficiência, aplicabilidade e versatilidade: o Método Pilates, ou Contrologia. Este nosso primeiro encontro foi tão significativo que redefiniu em um só lance todo o futuro profissional que até então eu vislumbrava. A partir daquele momento, uma nova dimensão surgiu em meus horizontes, e hoje entendo que tudo o que aconteceu posteriormente na minha vida pessoal e na minha carreira foi decorrência do insight daquele instante. Romana Kryzanowska foi a grande personalidade que despertou minha criatividade latente. Transmitiu-me ao longo dos anos o seu ilimitado saber, fruto da convivência diária com Joseph Pilates. Através dela conheci o trabalho de toda uma vida dedicada a consolidar um sistema de exercícios que, em seus fundamentos, objetiva buscar a plena saúde e felicidade das pessoas.
Quase todos nós já vivenciamos situações em que sentimos uma grande sintonia com outra pessoa. Normalmente, os relacionamentos estabelecidos com esta carga emocional e energética são muito duradouros e consolidados através de uma reciprocidade de crenças e valores morais e pessoais. São vínculos muito fortes, que resistem às maiores adversidades, e via de regra trazem grandes benefícios para os componentes éticos dos envolvidos. Foi exatamente assim que ocorreu conosco.
Romana desempenhou alternadamente vários papéis nestes nossos dezenove anos de convívio. Foi mestra quando me introduziu no conhecimento da Contrologia e posteriormente habilitou-me a ministrar a certificação; foi conselheira nas minhas dificuldades pessoais; amiga que franqueou sua casa e frequentou a minha; confidente de seus temores e incertezas; alma gêmea nas convicções e propósitos; irmã nas alegrias, mãe nos cuidados. Hoje tenho convicção de que Romana desde o início identificou em mim os atributos que me permitiram sucedê-la na divulgação da Contrologia no Brasil. Felizmente, creio que pude corresponder às suas expectativas.
O legado de Joseph Pilates, materializado no caráter e na conduta de Romana Kryzanowska, transmigra e flui agora para uma outra consciência. Continua íntegro e vivo, espalhando seus benefícios para quem desejar fruí-los. O futuro do Método Pilates, na sua essência, será igual ao presente, que é a continuidade da sua origem de quase um século.