Os Saltos Ornamentais surgiram na Grécia Antiga, passaram a ser um esporte olímpico há mais de um século (em 1904) e é considerado uma das modalidades esportivas mais belas e precisas do mundo.
Para quem conhece pouco dos Saltos Ornamentais, este é um esporte que é praticado individualmente em plataformas elevadas ou em trampolins de piscinas, por meio de saltos para frente, para trás, reversos, para dentro, parafusos e equilíbrio do braço, onde são trabalhados aspectos estéticos e acrobáticos. O atleta tem de fazer o salto mais preciso possível e ter um ótimo posicionamento ao cair na água. As plataformas chegam a 10 metros de altura, exigindo muito preparo dos seus praticantes, inclusive a mais baixa delas: a de 1 metro.
E, quer saber, ele tem muito a ver com o Autêntico Pilates! Primeiro, porque os saltadores ornamentais precisam de muita força, consciência corporal, orientação espacial, flexibilidade, elasticidade, equilíbrio, concentração e coordenação neuromuscular. Tudo isso o Método criado por Joseph Pilates proporciona de sobra. Segundo, porque é um esporte que exige muito dos joelhos e dos tendões de Aquiles, regiões que podem ser trabalhadas e fortalecidas estrategicamente durante as aulas no Studio. E, terceiro, porque essas duas modalidades necessitam de uma posição inicial adequada para que o exercício seja realizado corretamente e finalizado com perfeição.
“Nos Saltos Ornamentais, é requerida toda a essência do Autêntico Pilates, tanto na preparação do corpo onde o controle da força do Power House é necessário para a precisão de todas as evoluções e giros, como na mente, onde a concentração e o uso da respiração são fundamentais para a fluidez dos movimentos”, enfatiza Daniel Azambuja, que é um dos Instrutores e coordenadores da Unidade São Paulo – Kansas – Cia Athletica do The Pilates Studio® Brasil.
E nessa preparação, além das muitas horas de treino na piscina, também entra todo o preparo fora dela, como as aulas do Autêntico Pilates, que ajudam ao saltador a ter um corpo mais forte contra lesões, mais equilíbrio, flexibilidade, concentração, fluidez e a fazer uso correto da musculatura profunda para organizar e proteger as principais articulações, como ombros, cintura escapular, coluna e a região lombar com o uso do Power House.
Saltos Ornamentais |
Autêntico Pilates |
Preparação do corpo e controle da força do tronco (centro de força); | Preparação do corpo, controle da força do Power House; |
Movimentos precisos, evoluções, giros e saltos variados; | Organiza e protege as articulações; |
Concentração mental e respiração sob controle e movimentos precisos; | Usa os seis princípios: concentração, controle, centralização, respiração, precisão e fluidez; |
Força de braços, pernas e muito equilíbrio; | Previne e recupera lesões e ensina o uso correto da musculatura profunda; |
Consciência corporal e força de explosão; | Consciência corporal e potência muscular; |
Posição inicial para o salto. | Posição inicial para os exercícios. |
Para Glaucia Adam, que é Instrutora e uma das coordenadoras da Unidade São Paulo – Oscar Freire do The Pilates Studio® Brasil e também praticante dos Saltos Ornamentais, o Autêntico Pilates contribui substancialmente para uma melhor performance do atleta dessa modalidade, pois o ajuda a perceber o seu corpo de maneira mais efetiva e consciente. “Esse esporte em si já lhe leva, obrigatoriamente e de maneira muitas vezes inconsciente, ao uso do centro de força, pois necessitamos dele para o equilíbrio e controle do corpo que será lançado ao ar de várias maneiras. Para isso, precisamos dos princípios que o Autêntico Pilates nos traz. Recentemente, pude, inclusive, comprovar toda esta consciência na prática, porque mesmo sem treino, a minha execução continua perfeita; claro que precisando sempre de ajustes, pelo fato de ter de me readaptar ao tempo do trampolim para a execução no ar”, explica.
E ela argumenta com conhecimento de causa. Praticou Saltos Ornamentais dos 9 aos 20 anos de idade, sem pausa, e hoje treina esta modalidade de uma maneira mais lúdica e descontraída. “Tenho paixão pelas duas práticas e acabei percebendo que o Autêntico Pilates e os Saltos Ornamentais têm tudo a ver, pois ambos necessitam de concentração, controle, centralização, respiração, precisão e fluidez. Ou seja, combinam 100%”, salienta.
Tanto que já realizou até um pequeno teste com atletas atuais, os fazendo executar os Saltos Ornamentais antes e após uma vivência de Autêntico Mat Pilates. O resultado? Atendeu a todas as expectativas da Instrutora. “Por meio desta experiência, notamos que existe uma alteração para melhor, desde a posição inicial (saída para o salto), como no pulo para a ponta do trampolim nos saltos realizados para frente, em trampolins de 1 e 3 metros que são móveis, alterando o centro de gravidade pelo princípio da centralização, e aumentando, também, a força das pernas para uma melhor impulsão na execução do salto. O Método criado por Joseph Pilates é muito bem-vindo a este esporte aquático não só por melhorar a performance, mas também por tornar seus praticantes mais conscientes, saudáveis, levando-os à uma maior longevidade dentro e fora das piscinas”, esclarece Glaucia.
Com todos os benefícios que o Autêntico Pilates proporciona aos Saltos Ornamentais, que diga-se de passagem são essenciais para o bom desempenho dos seus atletas, sejam eles amadores ou profissionais, não restam dúvidas que a prática destas duas modalidades tem tudo para arrancar os melhores resultados nas plataformas e trampolins.
E o desfecho, você já sabe: um salto de encher os olhos de qualquer espectador!