Outra alternativa além de doar suas roupas e acessórios para instituições de caridade, após a limpeza do guarda roupa é vende-las em brechós. Com a troca de donos, você estará aumentando o ciclo de vida dos produtos, contribuindo assim para a sustentabilidade.
No caminho inverso, a compra em brechós também incentiva a renovação do guarda-roupa de acordo com práticas sustentáveis. Porém ainda hoje muitas pessoas possuem resistência em adquirir peças usadas, pois existe a idéia de que são velhas e mal cuidadas.
Dois conceitos atuais auxiliam mudar esse consciência:
a) Brechós de luxo: onde são comercializadas peças autênticas de marca as renomadas. Estas peças carregam referências de outras épocas e trazem informação de moda, possuindo um significado;
b) Brechós virtuais: há cerca de dois anos esta tendência começou a ganhar força no Brasil, porém já existe há mais tempo em países como estados unidos e Grã-Bretanha. São sites ou blogs criados por pessoas que querem vender suas roupas e acessórios usados ou até novos . As fotos das peças são colocadas junto à informações como tamanho e preço e a partir de e-mails e comentários dos interessados, o vendedor fornece dados da conta e também do frete. Após efetivado o pagamento, a peça é enviada pelo correio. Além de vender as peças as donas dos brechós virtuais também fazem troca em si.
Fonte: sustentabilidade.org