Uma das modalidades esportivas que mais tem adeptos nos dias de hoje é a corrida. Nos parques, praças, ruas e academias, há pessoas de todas as gerações correndo cada vez mais. E não é à toa; esta atividade física proporciona melhoria das saúdes cardiorrespiratória e osteomuscular, ajuda a queimar aquelas gordurinhas indesejáveis, é ótima para tornear os músculos das pernas e ainda é gratuita!
Mas para colher todos esses benefícios maravilhosos, é imprescindível correr de forma segura e correta. Se você já está correndo e não passou por nenhuma orientação médica e por nenhum profissional de educação física antes, é bom ficar atento às dicas abaixo. Se está pensando em começar, siga as instruções direitinho, para não ter nenhum problema, combinado?
A primeira ação de todas é procurar um cardiologista para fazer todos os exames e avaliar sua capacidade cardiorrespiratória. Se puder, também faça uma avaliação musculoesquelética com um ortopedista; se conhecer algum que seja especialista em medicina do esporte, melhor ainda! Para ambos, esclareça que você deseja correr. Retorne aos médicos com todos os exames e siga todas as recomendações.
O próximo passo, então, é procurar um profissional ou assessoria especializada em corrida, que orientará o seu treino para que você comece e evolua com segurança. Se não puder contratar um personal para acompanhá-lo em cada corrida, ao menos peça a orientação de um profissional de educação física. A dica que o educador físico especialista em triatlo e Autêntico Instrutor de Pilates, Juliano Pessoa, dá é: “primeiro, passe pela análise dos médicos e, se você atualmente é sedentário, comece com caminhada. Só depois que se sentir seguro, sem dor alguma, alterne entre caminhada e corrida leve, até sentir que pode correr continuamente. Lembre-se, sempre, de respeitar o seu corpo. Se surgir alguma dor, é melhor procurar o médico!”
A escolha correta das roupas também importa e muito, sabia? Por isso, escolha as leves, que permitem ao corpo transpirar, e use, sempre que for correr durante o dia, protetor solar. Os tênis também devem ser adequados para o seu tipo de pisada, podendo ser indicados pelo seu educador físico, fisioterapeuta, ou ortopedista.
Para não ficar desidratado, beba água antes, durante e depois de cada corrida. Acredite, isso é importantíssimo! Assim como a segurança; por isso, procure correr em locais que tenham áreas próprias para esta modalidade ou que não tenham trânsito de automóveis, como praias, calçadões, parques etc. Por último e não menos importante, lembre-se de fazer o aquecimento e os exercícios de alongamento após cada corrida.
Mas essa modalidade incrível pode causar algum tipo de problema? Sim, se praticada de forma exagerada e sem a orientação adequada. Pode ocasionar desde fascite plantar (inflamação do tecido denso na sola do pé), canelite (inflamação no periósteo, que é uma espécie de capa que envolve os ossos), síndrome do maratonista (dor na lateral da perna), à fratura por estresse (fissura microscópica do osso), entre outras.
Para ajudá-lo a ficar longe desses problemas, uma atividade que você pode fazer paralelamente à corrida é o Autêntico Pilates. Ao praticar o Método, você terá um Autêntico Instrutor que dará a aula 100% personalizada e focada nas suas limitações e objetivos, resultando em benefícios preciosos para a sua corrida, como:
Agora, com essas dicas em mãos, você tem tudo para correr bem e com segurança. Chame seus amigos, organize um grupo bacana e boa corrida!!