Foi-se a época em que ter um curso de graduação era sinal de sucesso na carreira. Há anos que este status está ultrapassado e, com isso, os profissionais têm de correr cada vez mais atrás de especializações que façam a diferença em suas carreiras. E no mercado de fitness não é diferente, havendo inúmeras especialidades que o profissional pode escolher, seja atuando como personal trainer ou com turmas de natação, ginásticas, musculação, vôlei, basquete, Pilates etc.
Especializar-se deixou de ser uma opção para ser uma obrigação, sendo excelente para a carreira do professor, que fica muito mais preparado para trabalhar com seu público, e para o aluno, que coloca nas mãos de um profissional bem capacitado a saúde e o correto condicionamento do seu corpo.
Quando você decide que é hora de escolher uma área para se especializar, é sempre bom procurar uma instituição conceituada na modalidade, para que todo o investimento emocional, de tempo e de recursos financeiros sejam certeiros.
No Pilates não é diferente. Quando o profissional de educação física ou de fisioterapia escolhe ser instrutor do Método, seja de aulas individuais ou em grupo, ele deve sempre ficar atento e pesquisar sobre a instituição que oferece o curso, pois o Pilates é muito complexo em sua aplicação e, por isso, requer um grande conhecimento teórico e prático e constante reciclagem do profissional que o aplica.
Segundo pesquisa salarial da Catho Online , a média salarial de um instrutor de Pilates no Brasil é de R$ 1.366,25. Com a crescente demanda de praticantes, os profissionais do The Pilates Studio® Brasil têm a possibilidade de ter rendimentos bem superiores aos do mercado. Vale lembrar também que, assim como qualquer carreira, o empenho, dedicação e conhecimento farão toda a diferença nos resultados e sucesso profissional.
Uma das opções de especialização disponíveis no mercado é a Certificação no Autêntico Pilates, que é oferecido pelo The Pilates Studio® Brasil. O curso é realizado em São Paulo e tem a duração de 800 horas, abordando toda a teoria e técnica do Método, assim como foi criado por Joseph Pilates.
Inelia Garcia, em seu livro Contrology , aborda a importância da especialização nesta área para que o profissional possa atuar com segurança e seja bem reconhecido: “estudando e praticando o método, refletindo sobre sua importância e eficiência e sobre as responsabilidades éticas que envolvem o trabalho de ensinar outras pessoas, aperfeiçoando-se continuamente e avaliando permanentemente suas ações e os resultados do seu trabalho, o profissional que atua com o Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental (Contrologia) pode ter uma atuação de grande importância para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento da comunidade na qual se insere”, explica.
Agora, cabe a você decidir que especialização fazer. Seja qual for a escolhida, tenha a certeza de que fará algo que goste e que lhe dê o melhor retorno profissional para o resto da vida. Pense nisso e boa sorte na sua carreira!