Quem deve praticar o Autêntico Método Pilates
Com a difusão mundial da técnica, o método passou a ser bastante associado a recuperação ou reabilitação de lesões. Não é para menos: a discípula de Joseph Pilates, a Master Teacher
Romana Kryzanowska, conheceu o Pilates (técnica e pessoa) devido a uma séria lesão em seu tornozelo onde a única solução médica oferecida era a cirurgia, que provavelmente teria trazido sérias consequências para a sua carreira.
“Bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar, continue. Se não, leve seu dinheiro de volta”, disse Joseph Pilates a Romana.
E funcionou! Tanto que ela se apaixonou pelas técnicas do alemão e dedicou sua missão de vida a perpetuar todos os seus ensinamentos, tais quais haviam sido concebidos. E assim foi, até a década de 1990, quando conheceu aquela que viria a ser sua discípula e guardiã do Autêntico Pilates: a professora (e futuramente nomeada Teacher of Teacher a nível mundial, pela própria Romana Kryzanowska), Inelia Garcia.
Nos dias de hoje, o método Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros e tipos físicos. “Seus movimentos proporcionam o fortalecimento e alongamento corporal de forma global integrada, além de melhorar a respiração, concentração, reduzir o stress, desenvolver a consciência física, mental e emocional”, afirma Inelia Garcia.