Olá!
A partir de hoje, vocês poderão conferir, mensalmente, o Pilates das Estrelas, com ilustres alunos do The Pilates Studio® Brasil que são celebridades nas áreas em que atuam e se declaram apaixonados pelo Autêntico Método.
E para começarmos com chave de ouro, a nossa primeira estrela é o Luis Arrieta (61), renomado coreógrafo e bailarino, natural de Buenos Aires (Argentina), radicado no Brasil desde 1974.
Arrieta começou a estudar dança em 1972, ainda em Buenos Aires e, logo depois, já como bailarino, dançou com o Ballet de Joaquín Pérez Fernández, com a Escuela del Ballet Contemporáneo de la Ciudad de Buenos Aires e com a Compañía de Shows de Nacha Guevara, na Argentina.
Quando chegou ao Brasil, em 1974, fez parte dos elencos do Ballet Stagium, do Balé da Cidade de São Paulo, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e atuou como solista convidado em vários eventos e festivais de dança.
Como coreógrafo, deu início à sua carreira em 1977, com o espetáculo Camila, obra estreada pelo então corpo de Baile Municipal de São Paulo, hoje Balé da Cidade de São Paulo. Desde então, assinou mais de uma centena de coreografias, trabalhando com os mais variados temas e gêneros musicais, junto a diversas companhias internacionais da Europa e das Américas, bem como a companhias oficiais brasileiras e aos mais importantes grupos do Brasil.
Ocupou, por duas vezes, o posto de Diretor Artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi um dos fundadores e o Diretor Artístico ,em 1982, do Elo Balllet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte.
Por sua contribuição à dança brasileira, recebeu inúmeros prêmios mais que merecidos! Dentre eles, se destacam: Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA – (1977, 1979, 1980, 1988); Prêmio Governador do Estado de São Paulo (1978 e 1979); Prêmio Conselho Estadual de Cultura de Salvador (1985); Bolsa Vitae de Artes para Criação Coreográfica e Pesquisa (1991); e diversos prêmios de Melhor Coreógrafo e Melhor Coreografia, concedidos pelos mais importantes festivais de dança do país.
E onde o Autêntico Pilates se encaixa na história do grande Arrieta? Quando a sua amiga, Inelia Garcia, começou a fazer a Certificação do Método com a Romana Kryzanowska, na década de 1990. Neste tempo, ela já praticava e desenvolvia todos os seus estudos com um pequeno grupo no Brasil, do qual ele fazia parte. “Desde aquela época, pratico, sempre que posso, os ensinamentos desta consciência do centro físico psicológico humano nas aulas de Mat e, principalmente, levando todo esse trabalho à minha prática, treinamento, ensino, composição e apresentação dos meus espetáculos. E mais: acredito que todo esse trabalho é uma redescoberta, uma conscientização de uma realidade que só esperava o estímulo adequado para se manifestar. Pessoalmente, considero que não devemos nunca esperar por benefícios futuros do que estivermos praticando agora. A própria prática do Método já é o presente esperado. Sou grato ao Método, à Inelia e à equipe de competentes professores que nos orientam e, pacientemente, permitem e apoiam a ‘antropofagia’ que eu faço da sua prática”, relata Arrieta.
Com uma declaração tão apaixonada assim, não tem como duvidar que o Autêntico Pilates faz mil e uma maravilhas nas nossas vidas, não é mesmo? Inspire-se neste respeitado profissional e também permita que o Método melhore a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.
Vemos-nos no próximo mês, com uma nova Estrela! Até lá!