O verão é ótimo para aproveitar a natureza, curtir a família e os amigos, passear e, também, para praticar atividades ao livre, aproveitando a temperatura e o visual bem convidativos. As opções são muitas: corrida, caminhada, ciclismo, escalada, rapel, trilhas, skate, vôlei, futebol, basquete, patinação… Mas antes de praticar qualquer uma dessas modalidades, é sempre bom consultar o seu médico, para ver se há algum fator limitador; buscar uma boa orientação profissional para a atividade escolhida, caso não tenha experiência ainda; e pesquisar bem os locais e horários mais adequados com quem já é praticante, para não colocar em risco a sua saúde e segurança.
Gostou da ideia? Então confira três tipos de atividades que podem ser praticadas ao ar livre, com seus benefícios, dicas e cuidados, que você pode praticar durante todo o ano, sozinho ou na companhia de amigos e familiares:
Corrida de montanha
Esta é uma modalidade que vale muito a pena pelo belo visual, contato com a natureza e desejo de superação física e mental. Pode ser praticada não só em montanhas, como também em trilhas nos centros urbanos. Dentre os seus benefícios, este é um bom aliado na perda de peso, na melhora do condicionamento físico, na diminuição do estresse, na tonificação dos músculos dos membros inferiores, na melhora do sono e do sistema cardiovascular.
Dicas e cuidados: Para praticá-la, é preciso apenas estar vestido de roupas leves, de um bom par de tênis, manter-se hidratado durante o exercício (leve uma garrafinha com água fácil de carregar) e, caso vá correr durante o dia, sempre passar o protetor solar. Mas antes de começar, consulte o seu médico, para saber se há alguma contraindicação; pesquise locais e horários que mais têm adeptos da modalidade; use um par de tênis que seja ideal para a sua pisada e para a prática; e busque a orientação de um profissional de Educação Física para que possa se exercitar de forma correta e sem exageros. É importante ressaltar o cuidado com a pisada, pois se você não pisa corretamente durante a corrida, pode ter problemas em cadeia nas articulações dos tornozelos, joelhos, quadril e, consequentemente, também na lombar, como tendinite patelar e do tendão tibial, lesão no menisco, fascite plantar, dor no quadril, canelite, torção do tornozelo, fraturas por estresse e lombalgia.
Uma boa forma de se blindar mais contra esses tipos de problemas, para usufruir ao máximo as suas corridas, é, primeiramente, sempre seguir todas as orientações do seu treinador, pois ele passará um treino que respeitará os limites do seu corpo e lhe proporcionará um melhor rendimento. E uma segunda dica é aliar suas corridas às aulas do Autêntico Pilates, que além de melhorar a sua pisada para que seu peso seja melhor distribuído durante os exercícios, diminui os riscos de lesões ao fortalecer toda a musculatura do corpo (inclusive a que dá sustentação à coluna) e as articulações; e organiza todo o seu corpo, proporcionando-lhe uma corrida muito mais prazerosa, segura e produtiva.
Lembre-se: se você está fisicamente e psicologicamente bem preparado pra os treinos e provas, acaba tirando de letra as dificuldades e evoluindo com segurança a cada dia.
Ciclismo
Este é aquele tipo de atividade ideal para os dias de hoje, para fugir do trânsito caótico. Indicada para ser praticada em ciclovias, ciclofaixas, trilhas, praias e parques, esta modalidade pode ser realizada como lazer, esporte e, também, como solução para um meio de locomoção menos estressante e mais saudável para ir ao trabalho, faculdade… O ciclismo melhora a qualidade de vida, diminuindo o nível de estresse; beneficia o sistema cardiorrespiratório; proporciona sensação de bem-estar, pela liberação da serotonina; é ótimo para quem quer perder peso, melhorar o condicionamento físico; para quem precisa ter um melhor funcionamento do sistema cardiovascular; para quem quer ficar com as pernas tonificadas; e, o melhor, tudo isso com um menor impacto sobre o joelho, já que não joga o peso diretamente nas articulações, proporcionando menos sobrecarga no quadril e quase nada de sobrecarga nos joelhos.
Dicas e cuidados: Para quem tem problemas no joelho, é preciso ficar atento ao tamanho e altura ideal do selim, e também da bicicleta. Uma das formas mais comuns de medir a altura ideal do selim é ficar em pé ao lado da bicicleta e deixar a altura do banco igual à da crista ilíaca (o ossinho do quadril que é mais aparente). Outra forma é subir na bicicleta, apoiando-se em alguém ou numa parede, e deixar o pedal no ponto mais baixo dele; o ponto certo da medida é, neste momento, o joelho estar levemente flexionado, para não ter sobrecarga na articulação. Lembre-se sempre de, ao pedalar, mesmo que seja para ir à padaria na esquina da sua rua, utilizar os equipamentos de segurança, como capacete e luvas; caso esteja de calça comprida, proteja-a de forma que não haja perigo de enroscar na bicicleta; usar coletes refletivos e luzes de sinalização quando pedalar à noite; respeitar a sinalização; e manter-se sempre atento aos carros e motos.
Skate
E, para finalizar as dicas de atividades que podem ser praticadas ao ar livre, que tal se aventurar no skate? Muito em alta nos dias de hoje, jovens e adultos, homens e mulheres, estão perdendo o medo e se entregando ao prazer de praticar esta modalidade, que é ótima pedida para ser exercitada em pistas especiais para a modalidade, praças e parques. Entre os seus benefícios, é uma atividade maravilhosa para ser realizada por pais/mães e filhos/filhas (beneficiando a relação entre eles); é desafiante; lúdica; trabalha bem os membros inferiores, o sistema cardiovascular, o equilíbrio e a coordenação do corpo, por meio dos movimentos e controle minucioso em cima do shape.
Dicas e cuidados: Tenha aulas com um profissional da área (atleta ou ex-atleta profissional), pois ele lhe dará as orientações necessárias para que você pratique o esporte de forma segura e produtiva; use sempre joelheiras, cotoveleiras, capacete, luvas e tênis apropriados (com solado mais reto) para diminuir os riscos de lesões; utilize um shape de boa qualidade; e pratique, no mínimo, duas vezes por semana, para aprimorar mais rapidamente a técnica, sempre em pistas destinadas a este esporte ou em locais que não coloque sua vida nem a de terceiros em risco. Se quiser ficar mais protegido contra possíveis lesões, pratique, também, o Autêntico Pilates. Este Método proporciona maior controle para o seu corpo quando estiver em cima do shape, por meio do Power House; e fortalece todas as articulações, diminuindo os riscos de lesões no quadril, nos punhos e tornozelos, como tendinites, fraturas e torções (possíveis de acontecer no skate).
Agora que você já conhece melhor algumas das modalidades mais praticadas ao ar livre, é só escolher e começar já a se exercitar, sempre lembrando de seguir todas as dicas e cuidados listados, combinado? Aproveite o melhor da estação, da natureza, do esporte e tenha uma vida mais plena e saudável! Feliz verão para você e muita paz, sempre!!!
Emerson Furlanetto, Profissional de Educação Física, Autêntico Instrutor e Coordenador da Unidade São Paulo – Vila Madalena, do The Pilates Studio® Brasil.