Uma das melhores sensações que temos na vida é acordarmos renovados, sentindo que descansamos bem e que estamos prontos para um novo dia. Porém, todos sabem que essa realidade só se aplica a alguns, já que muitas pessoas têm insônia, apneia e outros problemas relacionados ao sono, que podem ser contornados se tomadas as atitudes corretas!
Além de melhorar as condições gerais da saúde, dormir bem contribui para a estabilidade da pressão arterial; para uma aparência mais jovem e descansada; e para um maior poder de concentração. Já quem dorme mal tem mais tendência a ter acúmulo de gordura na região abdominal (devido à liberação de cortisol) e tem mais dificuldade de manter a taxa de açúcar no sangue sob controle. Se você é um dos que não tem a dádiva de dormir bem, há inúmeros tratamentos para cada um dos problemas relacionados ao sono, assim como há ações que podem ser colocadas em prática no seu dia a dia, como fazer atividades físicas regularmente, inclusive à noite.
Se o seu tempo é nulo durante o dia para se exercitar, não desista! Busque energias e faça-o após o trabalho! Mas atenção: para que o exercício o ajude a relaxar e proporcione outros benefícios para o seu sono, não o pratique no final da noite e, sim, até, no máximo, duas horas antes de dormir. Assim, seu corpo terá tempo de desacelerar e relaxar, facilitando para o sono profundo.
Se ainda não sabe quantas horas por dia tem de dormir para descansar bem, a Fundação Nacional do Sono esclarece: os adolescentes, por exemplo, precisam dormir de 8 horas e meia a 9 horas e meia por dia. Já os adultos, de 7 a 9 horas. Se seu sono não está se encaixando nesses números, é hora de melhorá-lo já!
Para ajudá-lo nessa missão, a Associação Brasileira do Sono elencou algumas sugestões:
• Tenha um horário regular para dormir e despertar;
• Vá para a cama apenas na hora de dormir;
• Durma num ambiente saudável;
• Não consuma bebida alcoólica perto da hora de dormir;
• Não use medicamentos para dormir sem orientação médica;
• Não exagere no café, chá ou refrigerante;
• Pratique atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
• Jante moderadamente em horário regular e adequado;
• Não leve problemas para a cama;
• E pratique atividades repousantes e relaxantes após o jantar.
Para quem ainda não sabe, uma das ótimas opções de atividade física que pode ser praticada até duas horas antes de dormir é o Autêntico Pilates. “À noite, o corpo, geralmente, está mais cansado, mas, ao mesmo tempo, está mais acordado; a musculatura está mais irrigada pelo movimento do dia e, também, mais tensa. A prática do Método à noite é indicado porque alonga e tonifica os músculos, relaxa as tensões, realinha todo o corpo e revigora. E tudo isso ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois o corpo cansado, porém alinhado e energizado, consegue relaxar mais”, salienta a Autêntica Instrutora de Pilates, Denise Rovira.
Portanto, seja qual for a modalidade esportiva escolhida para praticar durante a noite, lembre-se que as mais intensas devem ser praticadas, no máximo, no início da noite e, as mais moderadas e leves podem ser feitas até duas horas antes de dormir. O que não pode é ficar sedentário, prejudicando não só o sono, mas a saúde geral do seu corpo, combinado?! Agora, cuide já de se exercitar e nada de moleza! Se em alguma hora pensar em desistir, lembre-se daquela noite de sono bem dormida que você tanto valoriza, que logo ganhará um novo ânimo.