A Contrologia estruturou-se com base em uma visão integral do ser humano. Nas palavras de Joseph Pilates, o homem é corpo, mente e espírito juntos. Por isto, o primeiro requisito para ensinar a Contrologia é apropriar-se desta visão holística do ser humano.
A compreensão da unidade corpo-mente-espírito deve começar pela percepção desta unidade em sua própria pessoa. É por essa razão que a formação em Contrologia exige uma vivência prática do método. Vivência como praticante, orientada por profissional competente e experiente.
É necessário sentir em si os efeitos fisiológicos, psicológicos e funcionais que a prática propicia, desde que seja coerente com os princípios fundamentais estabelecidos por Pilates. Com esta vivência, é possível conhecer-se melhor, não só fisicamente, mas também emocionalmente, encontrar o propósito de sua vida. É possível vivenciar transformações no sentido de um maior equilíbrio neuromuscular, sistema facial; tonicidade e elasticidade em sincronia. Esse equilíbrio não se separa de uma maior estabilidade emocional, que, por sua vez, cria condições para uma melhor compreensão de si.
Ao se compreender melhor e compreender claramente que a Contrologia pode ajudar na obtenção de melhor qualidade de vida, ou seja, na obtenção de harmonia de corpo, mente e espírito, é possível assumir com clareza um projeto de vida: trabalhar para ajudar outras pessoas a obterem esses benefícios.
Portanto, o primeiro “portal” da formação em Contrologia – a vivência como praticante – visa propiciar:
a) a certeza de que a Contrologia contribui para o desenvolvimento global do ser humano e
b) a convicção de que é possível assumir o ensino da Contrologia como projeto profissional.
Ultrapassado o primeiro portal, começa uma segunda etapa da formação: a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários ao ensino.
O conteúdo específico da metodologia – os princípios, os movimentos/ exercícios, os aparelhos e acessórios, as adaptações, os processos de comunicação e outros elementos – deve ser aprendido para ser usado com um propósito: trabalhar em função das necessidades, das características, dos objetivos, das prioridades de cada pessoa. Na perspectiva filosófica da Contrologia, o método serve às pessoas, sejam elas atletas, artistas, pessoas saudáveis, pessoas com limitações, pessoas sedentárias …Não se trata apenas de levar as pessoas a “conseguirem realizar corretamente os movimentos/ exercícios”. O propósito é que as pessoas melhorem em sua qualidade de vida, que evoluam, que vivam mais e melhor, que tenham melhores relações sociais e que possam ajudar a tornar o mundo melhor ao seu redor. Os movimentos/ exercícios são meios, e não fins em si mesmos.
A passagem pelo segundo portal da formação exige um engajamento profundo. Além de aprender todos os recursos da Contrologia (são mais de mil exercícios, com e sem aparelho), é necessário compreender os efeitos de cada exercício, as possíveis adaptações em diferentes situações, a forma de instruir os praticantes, os critérios de progressão de dificuldades, os aspectos essenciais a observar em cada caso. Tudo isto é baseado em conhecimentos teóricos aliados à prática pessoal. Por isto, a formação é realmente teórico-prática.
Outro aspecto deste momento da formação é a realização de estágios em estúdios, que possibilitam acompanhar o trabalho de instrutores experientes e ter as primeiras experiências supervisionadas de ensino. Nesse processo, emergem diversas questões relacionadas ao exercício profissional em Contrologia – questões didáticas, questões técnico-científicas, questões éticas.
Merece destaque o aspecto ético do trabalho com a Contrologia. Trabalhar com pessoas é um grande desafio, pois envolve interações afetivas que devem ser muito bem conduzidas para que as finalidades da relação instrutor(a)-aluno(a) sejam atingidas. Mais ainda, é necessário ter clareza de que, nas relações entre pessoas, podem ocorrer vínculos afetivos imprevistos. Isto exige um exercício constante de auto-observação no trabalho, para que se possa atuar de modo apropriado.
A passagem pelo segundo portal da formação é finalizada quando se avalia que as habilidades necessárias para o exercício profissional da Contrologia estão suficientemente desenvolvidas. São elas: