Imagine você mais feliz, sem dor, mais concentrado e sem stress. Este é você praticando o Autêntico Pilates e retomando as atividades que sempre gostou.
Para quem tem perfil mais ativo e quer andar de bicicleta, recuperar-se de uma lesão, jogar tênis, golfe, futebol ...; correr, fazer esportes aquáticos, realizar aquele sonho de esquiar na neve ou de escalar uma montanha; ou para quem sonha eliminar a bengala, sentar e levantar sem ajuda, conquistar a autonomia de fazer o que quiser, na hora que der vontade, sem solicitar ajuda...
Seus sonhos de autonomia ou performance podem se transformar em realidade muito rapidamente como Joseph Pilates dizia: “em 10 aulas / sessões você perceberá a diferença, em 20 os outros perceberão a diferença e em 30 você terá um novo corpo”.
Você pode ter um ou mais destes sintomas, nestes mais de 20 anos atendemos milhares de pessoas que eliminaram as limitações e conquistaram muito mais do que poderiam sonhar – Alegria de viver plenamente a sua essência, sentindo-se inteiro, integrado física e mentalmente.
O Autêntico Método Pilates, ou Contrologia, como foi nomeado pelo seu criador Joseph H. Pilates é um método de condicionamento físico e mental.
O condicionamento físico é alcançado por meio de movimentos integrados com os seis princípios. Todos os músculos, articulações e vísceras são trabalhados simultaneamente, visto que o Sr. Pilates dizia “A cura é feita pela circulação” (sanguínea, linfática e energética). Além disto, Joseph também sempre chamou a atenção para os pés, como ele sempre gostava de citar “A organização e alinhamento corporal iniciam-se pelos pés”.
Os seis princípios aliados aos movimentos propicia o condicionamento mental:
1. Concentração: Exige a mobilização das funções psicológicas como a memória, a inteligência, a criatividade, a imaginação e a vontade.
2. Centralização: É a correta organização e posicionamento da cintura escapular e pélvica, adequadamente relacionados para levar a coluna à posição correta e estável. Pode ser chamada como caixa ou “power house”.
3. Precisão: Todos os exercícios têm estrutura clara, forma precisa e dinâmica ideal. Os exercícios são desenvolvidos com atenção aos detalhes, visando a qualidade do movimento de acordo com os objetivos e metas do praticante.
4. Respiração: É natural no ritmo e na fluidez e coordenada com a movimentação do corpo, “respirar é o primeiro e ultimo ato da vida”. Nossa vida depende disso.
5. Controle: capacidade de direcionar conscientemente os movimentos em relação à precisão, centralização, respiração, o controle envolve o planejamento, retroalimentação e avaliação dos movimentos.
6. Fluidez: Associa-se ao aspecto expressivo da movimentação que traduz o pensar e o sentir do executante engajado em um exercício consciente e repleto de significado.