Como você se vê na terceira idade? Se for ativo e independente, fazendo suas atividades preferidas, é bom começar já a investir nesse futuro. Afinal, manter espírito, mente e corpo jovens, seja qual for a idade, é completamente possível, mas requer um certo nível de disciplina. É só olhar ao seu redor e contemplar a quantidade de idosos que estão gozando de saúde e autonomia no Brasil e no mundo.
Quando nascemos, o nosso corpo precisa aprender tudo. O movimento, em especial, começa rude com o rastejar, engatinhar, andar… E, pela experiência, amadurece tanto os movimentos, como as aptidões físicas. Quanto maior as experiências de movimento, mais bagagem o corpo adquire. Se cuidarmos bem dela, mantendo um estilo de vida ativo, chegaremos ao fim da viagem plenos. Caso contrário, podemos sentir falta no dia a dia de alguns itens, como força, equilíbrio, flexibilidade, etc.
O que você tem de fazer? Em primeiro lugar, se amar mais. A maioria das pessoas não prioriza o seu bem-estar; acaba não ouvindo o seu corpo e suas necessidades, gerando, assim, problemas para si mesmas. Segundo, é preciso cultivar um estilo de vida voltado para a saúde e qualidade de vida, como ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, ter sempre momentos de lazer e de descanso, ter relacionamentos construtivos, uma assistência médica preventiva e buscar abandonar vícios como o cigarro e a bebida alcoólica.
A geração atual de idosos já está aplicando esses hábitos e a prova maior é a sua presença no mercado de trabalho e nos inúmeros serviços voltados para atendê-los, como academias, condomínios, pacotes turísticos etc. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, atualmente, cerca de 22,4 milhões de idosos no Brasil, com a expectativa de vida já ultrapassando os 73 anos.
E Joseph Pilates, criador da Contrologia (hoje em dia conhecida como Autêntico Pilates), já percebia no próprio corpo, e nos corpos de seus alunos, os benefícios de se manter bem ativo. “A arte da contrologia prova que o único guia real para sua idade verdadeira diz respeito não aos anos ou como você pensa se sentir, mas a como você de fato está, tal como infalivelmente indicado pelo grau de flexibilidade natural e normal de que goza sua coluna vertebral ao longo de sua vida. Se ela está inflexivelmente enrijecida aos trinta anos, você está velho; se está completamente flexível aos sessenta, você está jovem”, defendia.
No livro “Escritos”, organizado por Sean Gallagher e Inelia Garcia, é possível ver a preocupação do Sr. Pilates com o estilo de vida moderno e contemporâneo. E esse pensamento o fez criar exercícios, aparelhos e séries de Pré-Pilates (muitos podem ser conferidos no livro “O Método Pilates: Manutenção e Recuperação da Autonomia do Idoso“), sempre trabalhando pelos princípios e respeitando a hierarquia dos movimentos.
Por toda essa atenção também com a população acima dos 60 anos de idade, é que o Autêntico Pilates tem sido escolhido como uma das opções mais seguras, eficientes e prazerosas para manter o condicionamento físico e mental em dia, proporcionando, com isso, uma vida mais longa e saudável.
Confira alguns benefícios do Autêntico Pilates para quem quer ser um idoso jovem, ativo:
Esses benefícios impactam diretamente na melhora da autoconfiança e da autoimagem e dependem, única e exclusivamente, de você! Comece, amanhã, mesmo, a construir um futuro mais feliz e independente. Escolha a Unidade mais próxima do The Pilates Studio® Brasil e pratique o Autêntico Método, que o ajudará a conquistar e manter o bem-estar que sempre sonhou: http://www.pilates.com.br/unidades-2/.