Quem aqui já viu vovôs e vovós passando o dia sentados em confortáveis poltronas de frente para a TV? Até bem pouco tempo, esta cena era muito comum nos lares brasileiros. Mas de uns anos para cá, este quadro vem mudando e para muito melhor! O público da terceira idade descobriu que pode, sim, aproveitar muito bem a vida depois dos 60 anos, com muita disposição, conforto e saúde.
Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos a partir dos 60 anos de idade chegou a 22,4 milhões em 2011, enquanto que o de pessoas com mais de 80 anos chegou a um pouco mais de 3 milhões, representando 1,7% da população total do mesmo ano. E sabe qual é o gênero que representa a maioria desses números? As mulheres, com 55,7% do total.
Esses joviais vovôs e vovós já começaram a entender que podem aproveitar com muita qualidade de vida a fase em que se encontram. Por isso, estão investindo a maioria do tempo cuidando da própria saúde e em momentos de lazer. E, para ajudá-los a ter uma saúde cada vez melhor para poder desfrutar dos melhores momentos, algumas empresas já estão oferecendo produtos e serviços direcionados a eles.
O The Pilates Studio® Brasil, por exemplo, conta desde a sua criação, em 1998, com instrutores preparados pelo Curso de Formação de Profissionais (Certificação) para atender os representantes da melhor idade. A empresa vem investindo constantemente em treinamentos focados para os professores aprenderem como utilizar o Autêntico Método Pilates para melhorar as funcionalidades diárias, como a autonomia e a qualidade de vida desse público.
O método, quando praticado regularmente pelo idoso em aulas individuais:
• Melhora as condições musculares (força e resistência) e articulares (mobilidade);
• Melhora a flexibilidade e o relaxamento;
• Melhora as condições cardiorrespiratórias e a circulação periférica;
• Melhora a postura, a coordenação motora e o equilíbrio (ajudando a prevenir quedas);
• Ajuda a prevenir a obesidade e a descalcificação óssea (osteopenia/osteoporose);
• Trabalha a autoconfiança e a autoimagem;
• E promove a autonomia e a funcionalidade do praticante para fazer as atividades do dia a dia com maior conforto e comodidade, como andar, sentar, levantar, subir e descer escadas, entrar e sair de carros, deitar e levantar da cama etc.
Um bom exemplo de como o Autêntico Pilates pode somar na vida dos idosos é a Dona Maria de Jesus, de 83 anos, que pratica o método duas vezes por semana, há dois anos, na Unidade Natal. “Eu estava precisando fazer exercícios e minha filha disse ‘vamos fazer Pilates’! Na época, eu só caminhava, aí ela falou que era bom. Eu vim um dia, Denise me deu uma aula inicial e gostei tanto que estou até hoje aqui! Eu tinha uma dor no ombro, sentia uma pontada grande. E, com o Pilates, desapareceu, graças a Deus! Eu hoje sinto que tenho mais força e mais capacidade. O Pilates nos deixa mais resistentes e faz a gente respirar melhor e isso é muito bom!”
E Dona Maria está no caminho certo! É necessário, mesmo, cuidar do corpo e da mente. Segundo dados do Portal da Saúde do Governo Federal , as quedas têm se tornado epidemia neste público. Este tipo de acidente pode causar fratura dos ossos, que muitas vezes precisa passar por tratamento cirúrgico, podendo acarretar imobilidade e risco de mortalidade pós-cirúrgico. Para se ter uma melhor noção do preocupante quadro, de acordo com esses mesmos dados, os números de óbitos causados por fraturas de fêmur nos idosos subiu para 1.478. Número que cai consideravelmente quando os representantes da terceira idade praticam atividades físicas frequentes (entre elas, o Autêntico Pilates), têm mais cuidado ao passar por obstáculos no chão e têm uma alimentação adequada.
Para que a vida deste público tão querido seja cada vez melhor, o Portal da Saúde do Governo Federal dá algumas recomendações simples que podem, facilmente, ser aplicadas diariamente:
• Fazer, no mínimo, três refeições e dois lanches por dia;
• Consumir diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos e massas) nas refeições;
• Dar preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural;
• Comer, ao menos, três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas;
• Comer feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana;
• Consumir diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos);
• Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos;
• Consumir, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
• Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas, doces e demais guloseimas, os comendo, no máximo, duas vezes por semana;
• Diminuir a quantidade de sal na comida;
• Beber, pelo menos, dois litros de água por dia;
• Dar preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
• Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física todos os dias;
• E evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.
O Brasil está envelhecendo, mas com uma expectativa de vida bem maior que no século passado. Agora, os idosos mostram que a terceira idade pode representar, sim, com louvor, a melhor idade.