O que Joseph Pilates, o criador da Contrologia ou Método Pilates,
dizia sobre o seu método ser praticado por gestantes?
Para Joseph, as mulheres que não são treinadas no Método não devem praticar Pilates quando engravidam.
Por que iniciei o texto com essa história?
POR GIZELE MONTEIROEstudo a fisiologia e biomecânica da gestante há mais de 20 anos. Em 1998 finalizei meu mestrado nessa área, pela Unifesp e venho durante esse tempo ministrando aulas desse tema em cursos de pós-graduação por todo o Brasil.
Segundo as diretrizes do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia - a maior referência e entidade de orientação para a prática de exercícios para gestantes, a orientação é: “Gestantes sedentárias devem praticar atividades de intensidade leve”. Além disso, também há a recomendação de que exercícios com contrações isométricas envolvendo grandes grupos musculares devem ser evitados.
Apaixonada por este tema, criei e desenvolvo desde 2007 o Personal Gestante, que é um conjunto de movimentos e modalidades adaptadas para que a gestante treine com segurança para ela e seu bebê. Por este motivo estou sempre atenta a iniciativas que envolvam movimento, atividade física ou qualquer tipo de modalidade voltada para a gestante.
Constatei que com o apoio da mídia e a indicação médica, houve aumento da demanda para a prática do Pilates por gestantes, os profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas perceberam uma ótima oportunidade de especialização profissional. The Pilates Studio® Brasil no final dos anos 90, já oferecia cursos de certificação com no mínimo 800 horas de teoria e prática do método, porém surgiram muitas outras iniciativas de formação, nem todas com os cuidados necessários para o ensino de uma modalidade tão complexa. Sendo assim, muitos profissionais começaram a ministrar aulas para gestantes, com cursos às vezes de final de semana e mais ainda, sem dominar a fisiologia e biomecânica que envolve a gravidez saudável.
Resultado:
Tenho notado muitos problemas recorrentes com esse grupo de mulheres, sejam as gestantes ou as que acabaram de ter os seus bebês, quando praticam Pilates com profissionais não tão qualificados. Devido a isto, sou acionada constantemente pelo site http://gizelemonteiro.com.br/, por alunas com diástases severas e até mesmo incontinências, solicitando os meus serviços pois a maioria dos casos fogem da normalidade de uma gestação saudável. Pensando na saúde da mulher, também elaborei programa on line, tanto para ser usado por mulheres durante a gravidez quanto no pós-parto que pode ser realizado em casa.
Que tal planejar a sua gravidez?
Sabe o que é ideal? Se você deseja praticar o Autêntico Pilates em sua gravidez, o ideal é que 6 meses antes, inicie a prática do Método. Além de preparar seu corpo para a gravidez, assim que engravidar e obtiver a liberação do médico, você continuará a praticar o Método e colher todos os benefícios para você e seu bebê.
Sobre a Autora
Gizele MonteiroMestre pela Unifesp. Idealizadora dos programas online “Gravidez e Pós-parto em Forma”. Já ajudou centenas de mulheres a terem seu peso controlado na gravidez e seus corpos de volta após a gravidez. Tem sido referência e pioneira em cuidar da diástase com seu Método de exercícios especializados