É uma atividade praticada num meio de transporte ecologicamente correto, pode ser realizada em locais fechados e abertos e faz um bem danado à saúde. Se você pensou no ciclismo, acertou em cheio! Esse esporte simples e, ao mesmo tempo, relaxante e completo, veio para ficar e a principal prova são os grandes centros urbanos, que já estão incluindo em suas vias públicas ciclovias, ciclovias operacionais, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados.
As vantagens são inúmeras para você tirar a sua magrela da garagem, dar aquela manutenção e sair com ela por aí. Veja só o que pedalar regularmente pode proporcionar de bom:
Mas para que você possa usufruir de tudo isso sem contratempos, é importante ficar atento a alguns aspectos, já que esta é uma atividade que pode acarretar alguns tipos de problemas, como facite plantar; encurtamento muscular; tendinite nos joelhos; lombalgia; contraturas e estiramentos nos quadríceps e na panturrilha; fraturas ocasionadas por quedas (nos punhos, na clavícula e nas mãos); luxações de ombro; desgaste no quadril e na região cervical (pela postura sobre a bicicleta e a condição de pilotagem); dores lombares, no pescoço e nos músculos do trapézio, dentre outros, caso você não se previna adequadamente.
Algumas ações que você pode colocar em prática para ficar mais protegido contra esses tipos de problema é sempre se alongar bem antes de pedalar; regular adequadamente o selim, usar sempre o capacete e, também, praticar o Autêntico Pilates.
O Método criado por Joseph Pilates proporciona inúmeros benefícios aos ciclistas. Dentre eles:
Um bom exemplo dessa combinação harmoniosa entre o Autêntico Pilates e o ciclismo é o Instrutor do The Pilates Studio® Brasil – Unidade São Paulo – Vila Madalena, Emerson Furlanetto, que foi instrutor de spinning durante 12 anos e compete na modalidade Mountain Bike há 14 anos. “Quando procurei o Autêntico Pilates para me tornar Instrutor, já tinha em mente prolongar a minha vida de atleta, melhorar a minha flexibilidade e a minha consciência corporal, e me prevenir melhor contra as lesões. O Autêntico Pilates foi e continua sendo super importante para mim porque eu tinha encurtamento de musculatura peitoral, devido a horas na posição de pilotagem da bike, e também grande encurtamento da musculatura dos posteriores das coxas, os ísquios tibiais e, consequentemente, rigidez na coluna lombar e, com a prática regular do Método, desde a minha formação no Autêntico Pilates, em 2007, consegui melhorar significativamente todos esses aspectos e, com isso, melhorei a minha performance no ciclismo”, relata.
O Instrutor também lembra de alguns outros aspectos que fizeram e fazem até hoje diferença no seu desempenho nos treinos e competições: “o que foi primordial foi o alívio que me proporcionou pelo desgaste mecânico que tenho no quadril. Melhorei a minha postura na cavidade torácica, pois a prática do Autêntico Pilates me proporciona um maior espaço para inflar mais meus pulmões e, por meio da melhora da flexibilidade, minha musculatura pode trabalhar com fuso muscular mais efetivo”, enfatiza.
Como vê, você tem motivos de sobra para praticar essas duas modalidades e, com isso, ter uma qualidade de vida muito além do que sempre sonhou. Permita-se pedalar e pilatear e tenha a grande satisfação em dizer #FUIEFIZ! Suas pedalas serão muito mais prazerosas, seguras e eficientes!